Olá!
Vou começar este blog a falar-vos de SOPAS!
O T. começou há pouco tempo a aventura dos sólidos e vou partilhar convosco algumas dicas para que esta etapa não pareça o bicho papão. Afinal, como é que uma mãe cuida do(s) miúdo(s), da casa, dos cães, do namorado/marido e agora das sopas/papas sem ficar (realmente) louca?!
Em primeiro lugar respirem fundo! Já está? Vamos lá então.
Fazer sopa e preparar fruta todos os dias pode revelar-se um verdadeiro desafio mas nada que uma Mãe não supere.
Dica 1: Não precisam fazer sopa todos os dias.
Façam sopa para (pelo menos) 3 dias. A cada 3/4 dias introduzimos 1 legume novo. Eu faço assim: todos os domingos faço sopa para a semana.
Dica 2: Comprem potes e congelem a sopa.
1 concha e meia é mais do que suficiente para os pequenos que ainda vão cuspir mais de metade da sopa. Façam, dividam, congelem, retirem no dia anterior e deixem a descongelar no frigorífico lentamente.
Dica 3: Comprem vários legumes, preparem saquinhos e congelem.
Por aqui, se por um lado o dia de fazer sopa é ao domingo,é a meio da semana que costumo fazer compras. Compro diversos legumes (por vezes por estarem em promoção), corto, preparo os saquinhos e congelo. Domingo saem do saco para a panela. As batatas corto na hora.
E a fruta?
A fruta preparo todos os dias. Demora apenas alguns minutos e normalmente faço logo enquanto tomo o pequeno almoço.
Não precisam dar-lhes apenas 1 fruta por dia. Misturem! Pêra e maçã, maçã e banana (...) até que possam introduzir mais algumas.
Como fazê-los comer?
Ah isso já são quase truques de magia!
Não desesperem se nos primeiros dias eles recusarem a sopa e pedirem um bom leitinho. Ou se comerem e mesmo assim quererem o leitinho.
É normal e eles têm um reflexo natural de deitar fora o que lhes colocamos na boca. É uma forma de defesa do organismo.
Com o tempo vão habituar-se e adorar comer. O T. agora adora sopa! (sim, come a brincar com a minha mão e faço muitos aviõezinhos mas ele gosta e eu também)
Divirtam-se!
